Sporting avança para a grande final depois de eliminar o Benfica

No dia 1 de julho de 1934, o Sporting – que tinha chegado à grande decisão em 1928 – encontrou o Benfica para disputar o eterno dérbi a contar para a segunda mão das meias-finais do Campeonato de Portugal. Os leões empataram a zero, mas no entanto, como já tinham saído vitoriosos no confronto anterior, conseguiram avançar para a final da competição, onde encontraram o Barreirense.
Rudolf Jeney, técnico húngaro dos leões, alinhou com Jordão Jóia, João Jurado, Joaquim Serrano, Rui Araújo, António Faustino, Reynolds, Vasco Nunes, Manuel Soeiro, Abelhinha, Agostinho Cervantes e Adolfo Mourão. Já Ribeiro dos Reis, treinador dos encarnados, apostou em Pedro da Conceição, Francisco Gatinho, Francisco Albino, Álvaro Pina, Francisco Costa, Rogério de Sousa, Manuel de Oliveira, Carlos Torres, Luís Xavier, Vítor Silva e António Gonçalves.
O Sporting tinha vencido o Benfica na primeira mão deste confronto, que contava para as meias-finais do Campeonato de Portugal de 1933/34. O encontro que culminou num 3-2 para os verdes e brancos, terminou com um bis de Vasco Nunes (20′ e 29′) e um golo de Manuel Soeiro (44′).
O confronto nulo
O Sporting só precisava do empate para conseguir avançar na eliminatória… e assim foi. Os leões foram intransponíveis na segunda mão e, apesar de não terem marcado nenhum golo, também conseguiram não sofrer, saindo melhor desta fase decisiva ao atingir a final frente ao surpreendente Barreirense.
A final com uma exibição de sonho
Apesar de o Sporting ter sido o grande favorito na final, o Barreirense não facilitou em nada. A equipa verde e branca venceu os adversários por 4-3, com uma exibição de sonho de Manuel Soeiro. O avançado dos Sportinguistas teve um desempenho notável, com um poker inesquecível (38′, 40′, 68′ e 90′).
O caminho glorificado
Até à final, o Sporting fez grandes partidas, que ficaram marcadas por uma goleada impressionante. Na primeira eliminatória do Campeonato de Portugal, os verdes e brancos venceram o Marinhense por 3-1. Desta forma, avançaram para os oitavos-de final, onde golearam o Espinho, com um agregado de 18-2.
Com esta goleada, o Sporting preparou-se para um confronto frente ao Belenenses. O dérbi lisboeta acabou com o 1-1 na primeira mão, mas na segunda, os leões levaram a melhor o encontro com os azuis do Restelo, levando o agregado para o 4-2, graças ao 3-1 deste jogo.