Nacional

Incêndio em Trancoso volta a ganhar força e é considerado o mais preocupante do país

O incêndio que lavra em Freches, no concelho de Trancoso, distrito da Guarda, voltou a ganhar intensidade este domingo, depois de ter estado circunscrito durante a manhã. Mais de 300 operacionais e oito meios aéreos estão mobilizados para tentar controlar o avanço das chamas, que segundo a Proteção Civil, é atualmente a ocorrência mais preocupante no território continental.

O fogo, que teve início pelas 17h21 de sábado, obrigou à retirada preventiva de várias pessoas da localidade de Seixas, para garantir a segurança da população. Apesar de não haver, neste momento, localidades em risco iminente, o incêndio ameaça áreas com habitações dispersas e está a aproximar-se de zonas isoladas.

A situação em Castaíde é particularmente grave, uma vez que não há operacionais nem meios aéreos no local. O combate às chamas tem sido feito exclusivamente por populares, numa frente que arde em áreas de difícil acesso. Entre as povoações sob ameaça destacam-se Miguel Choco, Venda do Cepo, Rio de Moinhos e Sintrão.

De acordo com o oficial de operações da ANEPC, José Costa, as condições meteorológicas têm dificultado o trabalho no terreno, com o vento a desempenhar um papel decisivo na propagação das chamas. A Proteção Civil admite reforçar os meios nas próximas horas, perante a evolução da situação.

Ao todo, quase 1.300 operacionais estão empenhados este domingo no combate aos incêndios em Portugal, com destaque para os fogos de Trancoso e Moimenta da Beira, que durante a manhã entraram em fase de resolução, embora com risco de reacendimentos devido ao cenário meteorológico adverso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo