Nacional

Dina Aguiar despede-se da RTP após 47 anos: programa será reformulado com nova apresentadora

A RTP prepara-se para uma mudança histórica na sua grelha informativa. Dina Aguiar, uma das jornalistas mais emblemáticas da televisão pública, vai deixar o canal no final deste mês de setembro, após 47 anos de carreira, período durante o qual se tornou o rosto do programa “Portugal em Direto”, que agora será descontinuado.

No evento de apresentação da nova grelha de programação, o diretor de Informação da RTP, Vítor Gonçalves, revelou que a estação pública vai lançar um novo formato que substituirá o espaço conduzido por Dina Aguiar. “Nos últimos anos, foi um rosto deste programa. Hoje não está aqui porque está a apresentá-lo, mas a vida tem ciclos e entendemos que este é o momento certo para renovar. Queremos acrescentar maior proximidade em relação às pessoas”, afirmou.

Segundo explicou, a decisão surge também num contexto de transformação interna: “Vamos criar uma nova equipa, com uma nova dinâmica, aproveitando ainda a mudança de estúdios e de grafismos que estamos a implementar. É uma forma de olhar para o futuro, sem esquecer o percurso de excelência da Dina Aguiar, a quem será dedicado um programa especial de homenagem.”

O novo formato chamar-se-á “Portugal em Rede” e pretende ser mais abrangente na ligação às diferentes regiões do país. “Queremos trazer contemporaneidade ao programa, dar voz e visibilidade a locais e realidades que muitas vezes ficam fora dos jornais nacionais. Será também uma forma de mostrar que o país está interligado e que a RTP cumpre o seu papel de serviço público”, detalhou Vítor Gonçalves.

Uma das novidades será a introdução de um segmento dedicado à língua portuguesa, que ficará a cargo do professor e divulgador Marco Neves, conhecido pela sua atuação nas redes sociais em defesa da valorização do idioma.

A condução do novo programa ficará nas mãos de Sandra Fernandes Pereira, jornalista da RTP com experiência na apresentação do “Jornal da Tarde” e em emissões especiais. “É uma das nossas melhores apresentadoras e tem um talento natural para lidar com esta ideia de colocar Portugal em rede”, sublinhou o diretor de Informação, agradecendo a disponibilidade da profissional para abraçar este novo desafio.

Na sua breve intervenção, a nova pivô do formato não escondeu a satisfação: “Agradeço o voto de confiança.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo