
(Em atualização) Um prédio em obras desabou esta terça-feira no centro de Madrid, em Espanha, provocando um cenário de grande destruição e mobilizando dezenas de equipas de emergência.
De acordo com o jornal El País, há várias pessoas desaparecidas e, pelo menos, três feridas já identificadas, uma delas em estado grave. O acidente ocorreu na rua Hileras, junto à zona da Ópera, onde o colapso de seis andares deixou a rua completamente coberta de destroços e poeira.
As autoridades espanholas confirmaram que o edifício estava em reconstrução para futuro uso hoteleiro e encontrava-se em obras há vários meses. Segundo testemunhos de moradores, o prédio já se encontrava em estado degradado e o desabamento ocorreu de forma súbita, provocando um forte estrondo e uma enorme nuvem de pó.
“Sentiu-se um tremor terrível na rua e levantou-se uma nuvem de pó que deixou toda a gente em pânico”, contou uma moradora ao El País. Várias lojas e restaurantes nas imediações, como o conhecido El Cogollo e a Chocolatería San Ginés, foram evacuados e as ruas adjacentes encontram-se totalmente cortadas.
No local estão 11 viaturas dos Bombeiros de Madrid, equipas do SAMUR-PC e agentes da Polícia Nacional, que continuam a procurar trabalhadores possivelmente soterrados. Dois dos feridos foram assistidos no local e um terceiro, com fratura numa perna, foi transportado de urgência para o hospital.
As causas do desabamento ainda estão a ser investigadas, mas tudo indica que o colapso teve origem na estrutura interna do edifício, onde decorriam trabalhos de reforço. As autoridades pedem agora aos moradores da zona que evitem circular pelas ruas próximas da Ópera até novas indicações.