Sporting

Adrien Silva: Do amor ao Sporting aos 14 segundos que arruinaram ida para Inglaterra

Adrien Silva é, sem dúvida alguma, um dos médios mais emblemáticos da história recente do Sporting. Nascido a 15 de março de 1989 em Angoulême, França, iniciou a sua formação no Bordéus antes de rumar a Portugal, ainda jovem, onde representou os juniores do ARC Paçô. A qualidade que já era bem percetível motivou uma mudança para o Sporting, em 2002, e este foi o início de uma bonita história.

Início conturbado deu lugar a lugar cativo no onze.Depois de passar por várias equipas dos escalões de formação dos leões, Adrien chegou à equipa principal, na temporada 2007/08, sob a orientação de Paulo Bento. No entanto, nestes primeiros anos como sénior, sentiu dificuldades em afirmar-se devido à forte concorrência no meio-campo, setor que, na altura, contava com nomes como João Moutinho, Farnerud, Carlos Paredes e Miguel Veloso, entre outros, pelo que se tornaram inevitáveis os empréstimos à Académica e ao Maccabi Haifa.

Na época 2012/13, Adrien Silva regressou a Alvalade e foi a partir daí que se tornou um elemento essencial no plantel verde e branco. Entretanto, acabaria por lhe ser entregue a braçadeira de capitão, fruto das provas de liderança que sempre demonstrou, e ajudou a que o Clube voltasse a lugar por títulos nacionais e pela chegada às competições europeias.

A temporada de 2014/15 foi especialmente marcante para Adrien e para o Sporting. Sob o comando de Marco Silva, o Clube conquistou a Taça de Portugal, numa final épica contra o SC Braga, na qual os leões recuperaram de uma desvantagem de dois golos e conseguiram vencer nas grandes penalidades. Adrien foi um dos jogadores em destaque e assumiu mesmo a responsabilidade de marcar um dos penáltis decisivos, momento do jogo pelo qual sempre se destacou..Nos anos seguintes, com Jorge Jesus ao leme, Adrien Silva manteve-se como um dos pilares do meio-campo leonino e em 2015/16 esteve perto de conquistar o título nacional, com o Sporting a terminar o campeonato com 86 pontos, um recorde para um segundo classificado.

Leicester bateu à porta, e lá se foi Adrien

Em agosto de 2016 foi sondado, pela primeira vez, pelo Leicester, que havia acabado de se tornar campeão inglês, mas só no ano seguinte, se mudou para a Premier League, assinando por este mesmo clube. O último documento para a transferência foi entregue 14 segundos depois do prazo estabelecido, o que levou a FIFA a não validar a sua inscrição. Com o negócio já concluído, o Sporting encaixou 24,5 milhões de euros, mais 5 milhões por objetivos, enquanto que SAD garantiu o direito a 15 por cento de uma futura venda.

Nessa temporada, a primeira em Inglaterra, Adrien precisou de esperar até janeiro para ser inscrito, o que inevitavelmente impediu a sua adaptação ao país e diminuiu o seu ritmo. Já com a possibilidade de se estrear, foi incapaz de dar provas do seu talento e foi, no ano seguinte, emprestado aos franceses do Monaco, pelos quais conseguiu retomar a boa forma física.

A passagem pelo Leicester viria a terminar de forma inglória e seguiu-se a Sampdoria, de Itália. Em época e meia, realizou pouco mais de 40 jogos e rumou, em 2021, aos Emirados Árabes Unidos, assinando pelo Al Wahda. O contrato com este emblema chegou ao fim em 2023 e foi aí que se deu o regresso a Portugal.

O fim de carreira algo atribulado

Adrien Silva assinou então pelo Rio Ave, mas a única época em Vila do Conde também deixou muito a desejar. Com apenas 10 jogos, não conseguiu qualquer golo nem assistência e assinou, mais tarde, pelo Dubai United, também dos EAU, onde se encontra atualmente. Apesar dos rumores, o médio nunca mais voltou ao Sporting e, pelo Emblema de Alvalade, fez ao todo 239 jogos, com 39 golos e 19 assistências.

Mesmo após a sua saída de Alvalade, Adrien Silva continua a ser lembrado pelos Sportinguistas como um dos capitães mais dedicados dos últimos tempos. A sua trajetória no clube ficou marcada pelo esforço, lealdade e conquistas, tornando-o uma das figuras mais respeitadas da história recente dos leões.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo