Após negócio de Quenda, confira as 10 maiores vendas de sempre do Sporting

O Sporting oficializou, na passada quarta-feira, as vendas de Geovany Quenda e Dário Essugo ao Chelsea, num negócio superior aos 70 milhões de euros. Importa por isso recordar os 10 maiores negócios da história do Clube de Alvalade, sendo que os seis primeiros aconteceram na liderança de Frederico Varandas.
Confira as 10 maiores vendas da história do Sporting:
Bruno Fernandes (65 ME) – Em janeiro de 2020, o médio rumou ao Manchester United, a troco de 55 milhões. No entretanto, o internacional português já rendeu mais 10 milhões em objetivos aos leões. Há, ainda, por atingir mais 10 milhões noutras metas, não havendo informação disponível sobre quais em concreto.
Manuel Ugarte (60 ME) – Em julho de 2023, o médio defensivo rumou ao PSG, com os franceses a deixarem 60 milhões de euros nos cofres do Sporting. Neste negócio, não há qualquer verba relativa a objetivos.
Geovany Quenda (52,1 ME) – Em março de 2025, o Sporting chegou a acordo com o Chelsea para a venda do jovem de 17 anos. Os blues pagam 52 milhões de euros, mais 1,3 em objetivos. O extremo formado no Clube de Alvalade fica nos leões até ao fim da temporada 2025/26.
Matheus Nunes (47,4 ME) – Em agosto de 2022, o internacional português rumou ao Wolverhampton a troco de 45 milhões de euros. O negócio contemplou 5 milhões em objetivos e 10% de uma futura mais-valia, que o Sporting haveria de faturar aquando da mudança de Matheus Nunes para o Manchester City.
João Mário (45 ME) – Em agosto de 2016, o Sporting formalizou a venda de João Mário ao Inter por 45 milhões de euros, mais 5 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos.
Pedro Porro (45 ME) – Em julho de 2023, após seis meses ‘emprestado’ pelo Sporting ao Tottenham, que renderam 5 milhões aos cofres leoninos, o emblema inglês acionou a cláusula de opção de compra obrigatória pelo internacional espanhol, colocada nos 40 milhões de euros.
Nuno Mendes (45 ME) – Em maio de 2022, o PSG avançou para a compra a título definitivo do lateral formado no Sporting, pagando 38 milhões de euros aos verdes e brancos, após um ano de empréstimo, que rendeu 7 milhões de euros ao Clube de Alvalade.
Islam Slimani (31 ME) – Em agosto de 2016, o avançado rumou ao Leicester. O negócio fez-se por 30 milhões de euros, mais 5 por objetivos, sendo que o antigo internacional argelino só haveria de render mais 1 milhão.
Nani (25,5 ME) – Em maio de 2007, o Manchester United pagou 25,5 milhões de euros para levar Nani do Sporting, contratando também o médio brasileiro Anderson ao Porto, por 31,5 milhões de euros.
João Palhinha (24,9 ME) – Em julho de 2022, o internacional português rumou ao Fulham, a troco de 20 milhões de euros, mais 2 por objetivos. Os leões ficaram, ainda, com 10% de uma futura mais-valia. Ao dia de hoje, no total, o médio formado no Sporting já rendeu 24,9 milhões.
*Nota ao leitor: Os dados presentes nesta listagem foram retirados do site especializado Transfermarkt. No caso dos negócios de João Mário (45), Pedro Porro (5 + 40) e Nuno Mendes (7 + 38), o critério para este ranking prende-se com o facto de a verba paga pelo médio português ter sido ‘imediata’, enquanto nos restantes foi ‘repartida’, primeiro pelo empréstimo e só depois um montante pela transferência a título definitivo.