
A iminente transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal vai garantir alguns milhões ao Brighton e ao Coventry City, antigos clubes do avançado sueco, sendo que os ‘seagulls’ reservam a maior fatia, cerca de 15%, do lucro gerado pela transferência do internacional sueco para Londres.
Já o emblema do Champions, segundo o jornalista Ben Jacobs, apenas terá direito a 10%. Inicialmente, detinham 15%, porém o emblema verde e branco pagou 5% no início da temporada. Desta forma, ambos os clubes encaixam, ainda assim, uma quantia significativa com a mudança.
O Arsenal vai pagar 63 milhões de euros fixos ao Sporting, sendo que, a esta verba, podem ainda acrescer 10 milhões em variáveis pelo goleador de 27 anos de idade, que está neste momento sob alçada disciplinar por parte do Clube de Alvalade.
O empresário do jogador, Hasan Cetinkaya, abdicou dos sete milhões de euros que o Sporting lhe teria de pagar por 10% do valor do negócio, caso a transferência se realizasse pelos 70 milhões de euros que Frederico Varandas exigia pelo passe do sueco do Sporting.
Perante este cenário, com o empresário a abdicar da referida comissão, os leões conseguem ganhar esta guerra com o agente nas últimas semanas e o Arsenal acaba por manter a operação financeira inicialmente traçada para a contratação do ponta de lança.