Benfica pede investigação às funções de ex-árbitros

Na carta enviada ao presidente da Liga e aos líderes dos clubes profissionais, na qual solicita a suspensão imediata do processo de centralização dos direitos televisivos, o Benfica reivindica também medidas para combater aquilo que classifica como «desconfiança na arbitragem».
A missiva assinada por Rui Costa diz que esse sentimento tem sido assumido «publicamente por vários clubes», de resto. «Temos assistido à contratação de ex-árbitros para as estruturas dos clubes e organizações de futebol, o que coloca em causa a transparência e isenção esperadas da atuação da arbitragem por influência direta e indireta», acrescenta o líder das águias, ainda no início do documento.
Mais adiante, quando enumera as medidas concretas a tomar, o Benfica anuncia mesmo um pedido à Federação Portuguesa de Futebol, à Liga Portugal, e à Procuradoria-Geral da República, «de uma investigação, acompanhada de diretrizes claras, relativas ao exercício de funções de ex-árbitros em estruturas futebolísticas bem como mecanismos que bloqueiem influências diretas ou indiretas na atual arbitragem»