Big Brother Verão: TVI surpreende família de Afonso Leitão com “Curva da Vida” sem aviso prévio

A gala do passado domingo, 7 de setembro, do Big Brother Verão ficou marcada pela exibição da “Curva da Vida” de Afonso Leitão, mas o momento gerou forte polémica nos bastidores. A família do concorrente não foi informada previamente sobre a transmissão e acabou por ser surpreendida em direto, ao descobrir episódios dolorosos do passado da mãe, Rita Leitão, vítima de violência doméstica.
Em estúdio, a emoção foi inevitável. A mãe do finalista não conteve as lágrimas e os irmãos de Afonso, mais novos, mostraram-se visivelmente abalados com a revelação pública de uma história que até então desconheciam. O choque foi tal que, segundo testemunhas presentes, foi difícil para os familiares gerir as emoções durante a gala.
Em declarações à revista TV 7 Dias, Rita Leitão confessou sentir-se desprevenida perante a decisão da produção da TVI: “Os meus filhos não conheciam a parte feia da história. Eles acabaram por saber aqui. Eu não sabia que hoje ia ser a Curva da Vida dele, portanto, não os preparei nem me preparei para isso. Custou ter que gerir isto em direto. Tive que gerir aqui na gala todos os sentimentos e tudo o que isto representa.”
A exibição inesperada não só abalou a família como também gerou debate entre os fãs do programa, que se dividiram entre os que consideram que o testemunho de Afonso foi um ato de coragem e os que criticam a produção da TVI pela falta de sensibilidade em não preparar previamente os familiares, sobretudo os irmãos mais novos.
A “Curva da Vida” é um dos momentos mais aguardados de cada edição do reality show e serve para dar a conhecer o percurso dos concorrentes. No entanto, este episódio em particular reacende a discussão sobre os limites da televisão em direto e a necessidade de proteger não apenas os concorrentes, mas também as suas famílias de momentos demasiado dolorosos.