Ciclone tropical Gabrielle poderá atingir os Açores como furacão categoria 1 na sexta-feira

De acordo com o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores, Gabrielle encontra-se atualmente a cerca de 3.000 quilómetros a sudoeste do grupo Ocidental (Flores e Corvo) e desloca-se para nor-noroeste, devendo intensificar-se ao longo das próximas horas.
O centro do ciclone deverá passar entre os grupos Ocidental e Central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial), provocando um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas. A meteorologista Elsa Vieira explicou que a partir da madrugada de sexta-feira se espera precipitação em todas as ilhas, podendo ser forte nos grupos Ocidental e Central.
Os ventos deverão intensificar-se, com rajadas entre 120 e 150 km/h, e a agitação marítima aumentar significativamente, com ondas de 7 a 8 metros de altura significativa e alturas máximas estimadas entre 14 e 15 metros.
O IPMA alertou que, devido à distância do ciclone, ainda existe alguma incerteza quanto à trajetória e intensidade de Gabrielle, pelo que as previsões poderão sofrer alterações.