Sporting

Lesões não afetam os leões

Os destaques do jogo entre Sporting e Rio Ave, que terminou com os leões a chegarem mais perto de um lugar na final da Taça de Portugal.

Geny Catamo regressa à titularidade e comprova que a paragem não lhe tirou ritmo. O moçambicano esteve envolvido nos dois golos dos leões. Marcou o golo que injetou confiança à equipa e sofreu a falta que originou a conversão de penálti. Sem o extremo, o jogo podia ter tido outro rumo. O Sporting estava por cima do jogo, mas a vantagem trouxe ainda mais ferocidade nos processos. Individualmente demonstrou consistência, não comprometeu e a sua influência no resultado é notória.

Para além do penálti marcado, Viktor Gyokeres demonstrou a sua influência no jogo dos verdes e brancos. O sueco fez várias investidas na tentativa de alcançar o bis, tendo chegado a enviar uma bola ao ferro. Não só cria chances para si, como ajuda os colegas a terem o melhor aproveitamento possível. O avançado de 26 anos está mais maduro e cada vez mais perto de atingir o seu potencial máximo. Está mais do que recuperado dos seus problemas físicos, uma grande notícia para Rui Borges.

O belga já disputou várias partidas no meio-campo, sendo que a presença no setor já não é novidade, no entanto já não existe inércia em relação à mudança. A sua qualidade de passe é exímia, servindo os colegas como ninguém e defensivamente está cada vez mais ativo e eficaz. Rui Borges acredita muito no médio e isso está a dar frutos. A batalha do meio-campo foi bastante aguerrida e Zeno Debast correspondeu. Um super reforço para o miolo do conjunto leonino.

Apesar da derrota e da exibição coletiva menos bem conseguida, existe algo de positivo a retirar da visita a Alvalade. O avançado brasileiro tem sido um dos destaques da I Liga, e este jogo acabou por confirmar a boa fase que vive. Foi a única dor de cabeça dos leões, tendo rematado múltiplas vezes. As suas jogadas individuais foram as únicas chances reais de perigo do Rio Ave. Clayton não marcou, mas deixou um aviso e uma boa imagem.

Depois de uma grande exibição contra o Benfica, onde marcou um golo, Brandon Aguilera teve uma noite para esquecer frente aos leões. Esteve envolvido num lance capital, sendo que o árbitro interpretou que carregou Geny Catamo, na área, tendo originado o golo de Viktor Gyokeres. Embora a polêmica em volta do lance, a falta colocou o costarriquenho nos holofotes, pelas piores razões. Durante os 90 minutos que disputou, perdeu mais de uma dezena de posses de bola. Era essencial que a sua presença fosse positiva, mas a sua performance distanciou o Rio Ave de obter uma bom resultado em Lisboa.

Omar Richards teve uma noite para esquecer… O lateral inglês ficou com uma tarefa complicada, um confronto direto com Francisco Trincão e passou mal. Em termos defensivos o inglês comprometeu, estando disposicionado múltiplas vezes e aquém do que seria esperado. O seu jogo ofensivo é o seu forte, mas não foi capaz de se destacar. Algumas perdas de bolas infantis, em terrenos avançados, poderiam ter originado chances para os vilacondenses, mas geraram chances de perigo para o Sporting. Richards deverá ficar com a sua primeira vez em Alvalade gravada na memória.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo