
Eduardo Madeira, um dos humoristas portugueses mais conhecidos, que já teve vários papéis de destaque em programas de televisão da RTP, SIC e TVI, foi confrontado com uma notícia sobre a sua filha mais nova.
Eduardo Madeira, casado com a realizadora de cinema e também humorista Joana Machado Madeira, tem duas filhas: Leonor, de 12 anos, e a pequena Carolina, de 4. E é precisamente sobre a filha mais nova que Joana fez uma revelação.
Joana abriu-se para falar sobre o diagnóstico que a pequena Carolina recebeu e não escondeu que, naquele momento, ela e Eduardo ficaram mal. A realizadora começou a aperceber-se de que algo se passava devido às sucessivas “birras” da menina de quatro anos: “Sempre fez muitas birras desde pequenina, mas havia qualquer coisa dentro de mim que me dizia: ‘estas birras não são normais’. Eu não conseguia explicar porquê, mas sentia que estas birras não eram normais. (…) Médicas e psicólogas diziam que ‘tem um feitio difícil’”, começou por dizer.
“Depois fui recomendada a ir a uma pedopsiquiatra e ela descobriu que a Carolina tem transtorno de hipersensibilidade sensorial. Significa que sempre que está em ambientes com muitas pessoas, não consegue regular essas emoções (…) as meias têm de estar exatamente da maneira como ela gosta, porque senão já não se sente confortável. Quando ela me disse isto, de repente, tudo fez sentido na minha cabeça. Aquilo a que eu chamava birra, afinal, não era uma birra. Era uma crise que ela não conseguia regular”, esclareceu.