
Thiago Mendes Rocha, conhecido como Guitta, nasceu no dia 11 de junho de 1987 em Mauá, uma cidade do Estado de São Paulo, no Brasil. O guarda-redes de futsal fez história pelo Sporting. Em cinco temporadas de leão ao peito, o craque brasileiro conquistou duas Ligas dos Campeões (uma em 2021), três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças e duas Taças da Liga, tendo somado 25 golos em 172 jogos.
Um estatuto invejável
Guitta começou no futsal profissional ainda no Brasil. O guarda-redes esteve sete temporadas no Intelli e quatro no Corinthians. Durante este período, o craque sagrou-se campeão do Mundo pela seleção canarinha (2012). Com um palmarés invejável e sendo considerado como um dos melhores entre os postes na modalidade a nível global, o jogador foi contratado pelos leões em 2018/19.
A chegada ao Sporting
O guardião brasileiro chegou ao Sporting com um estatuto impressionante, provando, mais tarde, que foi uma das melhores apostas na história do Clube de Alvalade. Foi muito rápido a cimentar-se como uma das peças fundamentais da equipa de futsal verde e branca, tendo sido fulcral em todas as conquistas.
O melhor do Mundo!
Foi ao serviço do Sporting, no dia 18 de Janeiro de 2022, que Guitta foi distinguido e premiado como o melhor guarda-redes do Mundo nos ‘Futsalplanet Awards 2021’, os principais galardões anuais que definem aqueles que são os melhores no planeta a disputar a modalidade.
O Sporting sempre teve guarda-redes de uma enormíssima qualidade, mas Guitta era o melhor do mundo. O nome do craque brasileiro vai ficar para sempre guardado nos livros de história do Clube de Alvalade, depois de ter sido um dos mais importantes para a conquista das duas primeiras Ligas dos Campeões do conjunto verde e branco.
O guardião saiu do Sporting ao fim de cinco temporadas vestido de verde e branco. Durante estes anos, Guitta conquistou duas Ligas dos Campeões, três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças e duas Taças da Liga. Para além disso, apontou 25 golos em 172 jogos, números impressionantes para um guarda-redes.
Guitta transferiu-se para os russos do Ukhta em 2023/24, clube onde parece querer terminar a carreira. Aos 38 anos, o guarda-redes ex-Sporting pode afirmar que teve um percurso no desporto de sonho, depois de ter sido campeão do Mundo (pelo Brasil) e da Europa (pelo Sporting).