Geny Catamo atinge melhor registo da carreira e é talismã para Rui Borges

Geny Catamo marcou e decidiu o jogo do Sporting frente ao Santa Clara, no último sábado. Foi o sétimo golo do internacional moçambicano esta temporada, atingindo desta forma o melhor registo da carreira. Na época passada, Geny Catamo apontou seis golos e este ano já leva sete e ainda com a possibilidade de disputar mais sete partidas – cinco no campeonato mais duas para a Taça de Portugal.
Além da influência na equipa, já conhecida desde a época transata em que marcou ao Benfica no jogo decisivo, por exemplo, Catamo tem sido um aliado de peso para Rui Borges. Sempre que o internacional moçambicano marca, o Sporting vence e Rui Borges já beneficiou do acerto de Geny em quatro ocasiões. O jogador talismã de Borges começou o trajeto precisamente diante do Benfica, na estreia do treinador, e estendeu-se pelos jogos contra o Famalicão, Rio Ave (Taça de Portugal) e, anteontem, Santa Clara.
O técnico não esconde o fascínio pelas qualidades de Catamo e confia na influência deste para assumir todo o protagonismo nesta reta final da época. O treinador tem puxado por Catamo durante os treinos para que o jogador consiga pôr em prática durante os jogos a qualidade que possuiu, nomeadamente a espontaneidade no remate, que muito tem ajudado os leões a resolverem jogos.Mesmo tendo estado lesionado durante um período da época, Catamo tem cumprido e soma no total 49 jogos, 10 golos e quatro assistências, contabilizando, claro, o seu percurso também na seleção moçambicana onde é figura de proa.