Nacional

Histórico! Benfica bate recorde mundial com 58.808 sócios votantes

Nunca tantas pessoas tinham votado nas eleições de um clube. Este escrutínio do Benfica já bateu vários recordes internos, mas o destaque vai agora para um novo recorde mundial: 58.808 sócios já foram votar, segundo indicação após a mais recente atualização do número de sócios que já foram votar, que aconteceu pelas 17h00 deste sábado. Até agora, a marca pertencia ao Barcelona, nas suas eleições de 2010, quando foi eleito Sandro Rosell, com 57.088 votantes.

Nesta altura, os números podem subir ainda mais, já que as urnas fecham apenas daqui a cinco horas, pelas 22h00 (horário de Portugal Continental).

De recordar que, no escrutínio de 2021, Rui Costa foi eleito presidente do Benfica, com 84,48% dos votos, contra 12,24% de Francisco Benítez, no ato eleitoral mais concorrido da história do clube, com 40.085 votantes.

A grande adesão dos sócios benfiquistas – que foi destacada pelos seis candidatos à presidência do clube lisboeta antes de votarem -, tem sido particularmente notada no Estádio da Luz, em dia de jogo com o Arouca, da nona jornada da I Liga de futebol, com início às 20h30.

Apesar do elevado afluxo de associados aos dois pavilhões do Estádio da Luz, o epicentro da Assembleia Geral eleitoral, o processo tem decorrido de forma muito fluida, ao contrário do que se verifica em outros locais de voto.

As eleições para os órgãos sociais do Benfica (Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal) e estatutário (Comissão de Remunerações) decorrem hoje, entre as 08h30 e 22h00, em 107 locais de voto.

Rui Costa, atual presidente e líder da lista G, Martim Mayer (B), João Diogo Manteigas (C), Cristóvão Carvalho (D), o anterior presidente Luís Filipe Vieira (E) e João Noronha Lopes (F) são os candidatos à liderança do Benfica, enquanto João Ferreira Leite encabeça a lista A, unicamente candidata à Mesa da Assembleia Geral.

Caso nenhum dos candidatos receba mais de 50% dos votos no ato eleitoral de hoje — no qual estão habilitados a participar 160.182 sócios -, será realizada uma segunda volta entre os dois mais votados, em 08 de novembro.

Apesar do universo de mais de 400.000 associados, apenas estão habilitados a votar sócios com mais de um ano de filiação ao clube e que tenham as quotas regularizadas até 48 horas antes do ato eleitoral.

O número de votos dos associados aumenta consoante a antiguidade, com 46.421 sócios a terem direito a três votos, 30.013 a 10 votos, 56.703 a 20 votos e 27.045 a 50 votos, de acordo com o caderno eleitoral.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo