Nacional

HISTÓRICO: Pichardo sagra-se campeão do mundo de triplo salto

Pedro Pablo Pichardo reconquistou esta sexta-feira o título de campeão do mundo do triplo salto nos Mundiais de atletismo Tóquio2025, com a marca de 17,91 metros, e tornou-se no primeiro português com duas medalhas de ouro nos campeonatos.

Com 32 anos, Pichardo recuperou o título que conquistou em Oregon 2022 e não defendeu em Budapeste 2023, graças à sua sexta tentativa, a 17,91 metros, depois de ter iniciado a final, disputada no mesmo sítio onde se sagrou campeão olímpico, em 2021, com 17,07.

A 25.ª medalha lusa em Campeonatos do Mundo, a segunda na capital japonesa, depois do triunfo de Isaac Nader nos 1.500 metros, foi assegurada com a melhor marca do ano, à frente do italiano Andrea Dallavalle, vice-campeão europeu em Munique 2022, com 17,64 metros, e do cubano Lázaro Martínez, que foi despromovido da prata de Budapeste 2023 para o bronze, com 17,49.

Depois de assumir a liderança da final com 17,55 metros, que conseguiu por duas vezes, Pichardo saltou 17,36, abdicou do quinto e viu Dallavalle subir ao primeiro posto, com 17,64 metros. O português não vacilou e, a fechar, recuperou o primeiro lugar com 17,91, conseguindo a segunda medalha de ouro da delegação portuguesa em Tóquio 2025, igualando os dois títulos de Jonathan Edwards, recordista mundial com 18,29 metros, e ficando a dois do tetra de Christian Taylor.

Durante a apresentação, Mourinho afirmou: “Nenhum dos clubes que treinei me fez sentir tão honrado como ser treinador do Benfica”. A frase não caiu bem junto de alguns adeptos portistas, sobretudo tendo em conta o histórico vitorioso do técnico no FC Porto.

Sandra Madureira não poupou críticas e ironizou: “Acho que aquela ovação fez mal ao Mourinho… Parece que ‘fritou a pipoca’ ou é Alzheimer?”. A companheira de Fernando Madureira sublinhou ainda: “Alguém lhe lembre que ganhou dois títulos internacionais no melhor clube do Mundo”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo