
No dia 7 de Julho de 2017, a SAD leonina, liderada por Bruno de Carvalho, anunciou Jérémy Mathieu, na altura com 33 anos, como o novo reforço do Sporting. O defesa francês tinha acabado de rescindir contrato com o Barcelona e decidiu assinar um vínculo válido até junho de 2019 com os verdes e brancos.
O anúncio oficial
“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o jogador Jérémy Mathieu para a assinatura de um contrato válido para as próximas duas épocas desportivas e com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros”, anunciou o Clube de Alvalade no seu site oficial, a 7 de julho de 2017.
O emblema espanhol, não obstante, também fez questão de anunciar a saída do craque: “O FC Barcelona e o jogador Jérémy Mathieu acordaram a resolução antecipada do seu contrato. Agora, o jogador francês vai assinar, nas próximas horas, com o Sporting, e vai colocar um ponto final na sua etapa ‘blaugrana'”.
Mathieu, de 33 anos, chegava ao Sporting com um grande estatuto. No Barcelona, onde alinhou entre 2014 e 2017, o defesa francês conquistou duas La Ligas, três Taças do Rei, uma Supertaça de Espanha, uma Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes.
Para além disso, o craque francês acabou o seu percurso no Barcelona com quatro golos em 91 jogos. Mathieu já levava cinco internacionalizações pela seleção A de França e chegava ao Sporting para não só trazer experiência, mas também qualidade ao setor defensivo verde e branco.
O sucesso no Sporting
A verdade é que Mathieu teve uma belíssima passagem pelo Sporting. O craque carregou o símbolo do leão ao peito em 106 partidas, nas quais apontou nove remates certeiros. Ainda foi a tempo de ajudar os verdes e brancos a conquistarem uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga, consolidando-se como uma das grandes referências do balneário.
O duro adeus
Infelizmente, Mathieu sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo e viu-se obrigado a acabar a carreira antes da data que tinha planeado. O central francês, que terminava contrato no final da temporada, decidiu a 24 de junho de 2020 não regressar mais aos relvados, ainda que tenha protagonizado, anos mais tarde, uma última passagem pelo Luynes Sports.
Na despedida emocionante do Sporting, através de um vídeo publicado nas redes sociais do Clube verde e branco, Mathieu deixou uma mensagem muito bonita aos adeptos: “É difícil despedir-me assim. Queria jogar em casa um último jogo. Mas, bom, a vida continua. Foi um prazer vestir esta camisola”.