Marcelo Rebelo de Sousa em lágrimas após morte de desportista português: “Uma grande perda para o país”

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a partida do piloto Jorge Brandão, aos 46 anos, e deixou uma nota divulgada no site oficial da Presidência da República, onde dirigiu as condolências “à família, amigos e a toda a equipa ‘Old Friends Rally’”.
Jorge Brandão, natural de Arouca e com 46 anos, era empresário e piloto da equipa vimaranense Old Friends Rally. Participava regularmente em provas de Enduro e ralis de todo-o-terreno, sendo presença assídua nas competições nacionais e internacionais.
Nos últimos meses, preparava-se para um dos maiores desafios da sua carreira: competir sozinho, pela primeira vez, no lendário Rally Dakar em 2026. Já em 2024, tinha participado como copiloto de Carlos Vento, experiência que o inspirou a aventurar-se a solo na próxima edição. Jorge Brandão era amigo de Miguel Oliveira, com quem tem vários registos nas redes sociais.
Tudo aconteceu esta sexta-feira, dia 17 de outubro, durante 5.ª e a última etapa do Rali de Marrocos, perto de Erfoud. O piloto perdeu o controlo da mota que conduzia ao atravessar uma duna, a apenas dois quilómetros da meta. Apesar da assistência imediata, não resistiu. A notícia apanhou todos de surpresa, incluíndo a própria equipa do piloto. A notícia foi avançada pela organização do evento.