Nacional

Médico revela o que levou Jorge Costa a ter paragem cardíaca

Jorge Costa partiu esta terça-feira, 5 de agosto, aos 53 anos, após uma paragem cardíaca. Jorge foi capitão do FC Porto e treinador em vários clubes, além de Diretor do Futebol Profissional azul e branco.A sua partida gerou grande comoção no mundo do futebol e nos últimos dias multiplicaram-se homenagens e mensagens de carinho dirigidas à família do antigo atleta.

O cardiologista Rui Campante Teles explicou agora o que pode ter contribuído para a paragem cardíaca: “As pessoas que são fumadoras, diabéticas, que têm o colesterol alto ou uma tensão arterial mal controlada, têm mais risco de isso acontecer. E estes fatores podem todos contribuir”, mas não se ficou por estas palavras. O médico foi ainda questionado se foi por causa do stress associado à pré-época desportiva e confirmou essa possibilidade.

“Se foi por causa do stress? Há uma associação entre o stress e os eventos cardiovasculares. Sabemos que, perante stress profissional, familiar ou outro, há maior probabilidade de pequenas placas na circulação romperem, formando coágulos que entopem artérias e podem levar a enfartes e, posteriormente, a uma paragem cardiorrespiratória”, disse ainda. O especialista reforçou ainda que “nem sempre há sintomas antes do evento”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo