Nacional

Morreu José António Saraiva

O jornalista José António Saraiva, antigo diretor do ‘Expresso’ (entre 1983 e 2005) e fundador do jornal ‘Sol’, morreu esta quinta-feira, aos 77 anos, vítima de doença prolongada.

Era autor de vários livros de política e história e de também de quatro romances.

Começou a escrever aos 17 anos no Diário de Lisboa Juvenil, seguiu-se o Diário de Lisboa, A Bola, o Espaço T Magazine, A República, o Portugal Hoje e o Comércio do Funchal enquanto mantinha a sua atividade profissional enquanto arquiteto.

Chegou o convite de se juntar ao Expresso para substituir Marcelo Rebelo de Sousa, mas, como conta na sua última crónica para o jornal Nascer do Sol, publicada a 28 de fevereiro: “Gostava muito do que fazia e a ideia de me tornar jornalista não me aliciava de todo”. Foi assim que nasceu o Temperatura Política, “um texto mais pequeno, dedicado não à análise da semana, mas a um tema específico”, que depois evoluiu para o Política à Portuguesa.

Foi devido ao sucesso das suas crónicas que Augusto Carvalho o convidou para assumir o cargo de subdiretor do semanário, ao relembrar a sua carreira escreve que “os dez primeiros anos foram penosos, depois as coisas acalmaram”.

À família enlutada, Record apresenta sentidas condolências.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo