O futuro de alguns jogadores em dúvida

Muito além da possibilidade de transferências no Verão, a Sporting SAD tem em mãos cinco processos de certo modo em dúvida. Todos terminam os contratos com o Clube em Junho de 2026, o que significa que em Janeiro poderão optar por um novo clube sem compensação para o Sporting.
Esta lista refere a Morita, St. Juste, Marcus Edwards, Matheus Reis e Ricardo Esgaio.
O único que poderá ficar, apesar de já ter recusado renovar, é Morita, isto porque Rui Borges gosta muito dele, o que leva a admitir que a SAD poderá voltar a fazer um esforço relativamente à sua renovação.
Ao que consta, o médio nipónico pretende ir para outra liga, nomeadamente a inglesa, e aos 29 anos agora será muito provavelmente a sua última possibilidade. Pelos vistos, Morita até mudou de empresário para alcançar este seu objectivo.
Marcus Edwards, actualmente emprestado ao Burnley, com opção de compra, será vendido por 11 milhões de euros caso o emblema inglês da Championship seja promovido à Premier. Neste momento, o Burnley situa-se em 3.º lugar, apenas dois pontos atrás do líder Leeds United.
St. Juste, com o histórico de lesões, deve ser uma saída garantida, mesmo com o Sporting a abdicar de dinheiro na venda. Se haviam dúvidas, tudo indica que o seu destino ficou traçado com o jogo do Arouca, em que não participou que não estava em condições de jogar e teve de ser substituído aos 10 minutos, mas não antes de contribuir para o autogolo de Rui Silva.
Matheus Reis, segundo parece, não pretende renovar e tem outros horizontes em mente. Já Ricardo Esgaio, aos 30 anos, deve tentar aproveitar um contrato financeiramente mais vantajoso. Até houve uma proposta no mercado de Janeiro – empréstimo com opção de compra – que não foi possível devido ao Sporting já ter esgostado o limite de empréstimos.
Como já referi, as possíveis saídas no Verão são um tema separado, sabendo, desde já, que Geovany Quenda foi vendido ao Chelsea FC mas vai permanecer mais uma época em Alvalade.
Dário Essugo, actualmente em Espanha, estava para ser integrado no plantel leonino na próxima temporada, mas vai também sair para o clube londrino.