
Um comboio Intercidades da CP perdeu uma carruagem em plena viagem, depois de um dos engates que ligava as duas carruagens ter partido em andamento. A notícia está a ser avançada durante a manhã desta terça-feira.
O comboio, que fazia a ligação entre as cidades de Lisboa e Faro, acabou por ficar retido na via, tendo os passageiros dessa carruagem ficado sem ar condicionado e eletricidade. Só quase uma hora depois é que foi dada informação sobre o sucedido.
Tudo aconteceu entre as estações de Grândola e Canal Caveira, durante a tarde desta segunda-feira, dia 13 de outubro. O comboio, que saiu do Oriente, em Lisboa, às 14h02 e tinha hora prevista de chegada a Faro às 17h35, acabou por ficar retido na via durante várias horas e teve de ser rebocado até à estação de Grândola por outro comboio, este de mercadorias, da Medway, que se encontrava nas proximidades e fazia o percurso entre Setúbal e as minas de Neves-Corvo, tendo largado os vagões que transportava. Todos os passageiros ficaram bem, já que o sistema de travagem imobilizou de imediato a carruagem em caso de quebra do engate.
Segundo a imprensa, a causa da rutura do engate deveu-se a uma falha de manutenção, relacionada com os problemas que a empresa pública CP enfrenta nas revisões gerais às suas carruagens. A falta de operários especializados e de recursos financeiros está no centro das dificuldades.