Rivaldo (17), morto a tiros, acabava de receber diploma: ‘Falta de compreensão, raiva, tristeza’

Na noite de quinta-feira, o menino foi baleado em Amsterdam Zuidoost. O incidente ocorreu em um campo de futebol em Meernhof. Ele foi reanimado, mas morreu em decorrência dos ferimentos. A polícia prendeu um suspeito de 16 anos um dia depois.Material visual.
Ainda não se sabe nada sobre as circunstâncias. “Todos estão investigando o que aconteceu e quem é o responsável. No entanto, Rivaldo não vai voltar”, escreveu o diretor da escola, Van der Hooft, emuma publicação no LinkedIn.Até recentemente, Rivaldo era aluno de sua escola, a escola profissionalizante De Dreef, em Amsterdã Zuidoost. “Durante a cerimônia de formatura, na quinta-feira, 3 de julho de 2025, nós, como escola, nos despedimos com carinho de nossos alunos, incluindo Rivaldo. Nos últimos anos, tivemos o privilégio de trilhar um caminho significativo com ele. Esse caminho levou a um belo discurso, e o futuro parecia promissor para ele e sua família. Infelizmente, ele faleceu na semana passada devido a uma violência sem sentido.”O diretor da escola afirma que o golpe atingiu duramente a escola, especialmente sua família. “Cheia de descrença, dor, incompreensão, raiva, tristeza e todos os outros superlativos que existem, sua família vive com a consciência de que não há futuro para Rivaldo se desenvolver mais.”‘Combatendo a violência sem sentido’.
Em sua publicação, Van der Hooft defende o combate à violência sem sentido presente na cultura de rua. “Juntamente com a polícia, a prefeitura, pais ou responsáveis e diversas organizações, estamos trabalhando arduamente para quebrar esse padrão sombrio. No entanto, não estamos no campo de futebol onde ele foi baleado.”A morte de Rivaldo só tem perdedores, ressalta o diretor da escola. “Está acontecendo em Zuidoost agora, mas as raízes da violência sem sentido estão profundamente enraizadas em nossa sociedade, incluindo outras cidades e vilas do nosso país.” A escola está organizando um encontro para seus ex-colegas e pais. “Rivaldo é um cara legal, e sempre nos lembraremos dele”, concluiu Van der Hooft em sua publicação.Chamada policial.
Hoje, a polícia anunciou que está buscando mais imagens do tiroteio. “Várias imagens do incidente estão circulando nas redes sociais. Estas, assim como outras que ainda não foram compartilhadas, podem ser valiosas na investigação deste incidente violento”, disse a polícia.A polícia está pedindo fotos e vídeos de antes, durante e depois do incidente, mas também espera por filmagens que possam fornecer mais informações sobre o possível motivo.