Se Sporting e Benfica terminarem empatados: quem é campeão

Sporting e Benfica estão taco a taco na liderança da I Liga, e com apenas quatro jornadas por disputar, cresce a possibilidade de terminarem o campeonato com os mesmos pontos. Mas afinal, se isso acontecer, quem é que leva o título para casa?
O que dizem as regras
De acordo com o Artigo 17.º do Regulamento das Competições da Liga Portugal, o critério principal para desempatar equipas com igualdade pontual não é a diferença de golos, mas sim o desempenho nos confrontos diretos.
Assim, os critérios aplicados, por ordem, são:
Pontos obtidos nos jogos entre as equipas empatadas
Diferença de golos nesses confrontos diretos
Maior número de golos marcados nesses mesmos jogos
Diferença de golos total no campeonato
Maior número de golos marcados na competição
Menor número de cartões vermelhos
Menor número de cartões amarelos
Sorteio pela Liga Portugal
E como está o duelo direto?
Na presente edição da Liga, o Sporting venceu o Benfica em Alvalade (2-1) e perdeu na Luz pelo mesmo resultado (2-1). Ou seja, igualdade nos pontos e nos golos marcados nos confrontos diretos.
Com esse critério esgotado, passa-se ao seguinte: diferença de golos global no campeonato. Neste momento, o Sporting tem vantagem nesse capítulo, o que significa que, mantendo-se tudo igual até ao fim, os leões seriam campeões nacionais.
Margem mínima para erro
Com a reta final à vista e o título por decidir, cada golo e cada cartão podem fazer a diferença. A Primeira Liga pode muito bem ser decidida nos detalhes — e os regulamentos estão aí para o confirmar.