Nacional

Sofia Aparício em choque Fui sequestrada temi pela minha vida

Sofia Aparício esteve esta terça-feira, dia 14 de outubro, no ‘Dois às 10’ para recordar a missão que terminou na detenção em Israel.

Sofia Aparício foi uma das portuguesas que rumou numa flotilha humanitária na tentativa chegar a Gaza. Porém, acabou por ser detida.

A atriz lamentou que o grupo não tenha conseguido completar a missão até ao fim. A convidada explicou que não conseguia ficar em casa a ver as crianças a serem mortas e, por isso, aceitou a missão.

“Foi um mês de stress no barco com os drones a voarem por cima (…) que culminou numa semana de muitíssimo mais stress, numa prisão israelita… As pernas só me começaram a tremer em Portugal”, disse.

“Cheguei ao porto, fui atirada contra o chão, fiquei imenso tempo naquela posição (…), um rapaz ao meu lado foi espancado só porque sim e eu não pude fazer nada. É uma frustração e um sentimento de impotência muito grande e de raiva”, acrescentou.

“Eu fui sequestrada e o meu barco foi intercetado em águas internacionais, são dois crimes ao abrigo da lei internacional, eu não cometi crime nenhum. Mas lá fui, passar pelo processo de emigração, sempre aos empurrões, revistaram-me aos pontapés, aos gritos connosco”, recordou.

“Arrancaram-me um casaco, meteram-me numa carrinha de transporte de presos, meteram-me numa caixinha pequenina com uma companheira com o ar condicionado no máximo de frio, foram 4 horas de tortura. Chegámos à cadeia e meteram-nos numa jaula“, continuou.

“Eu temi pela minha vida sim, mas é essa coisa de… Eu tive uma mira apontada à cabeça, eu temi pela minha vida, mas é sempre no momento a seguir à coisa estar a acontecer, porque nós temos instintos de sobrevivência e o meu funciona assim, eu não sabia que ia funcionar assim numa situação tão extrema”, continuou.

Sofia Aparício garantiu que não fez nada por atenção mediática e que esta não é a primeira missão humanitária em que participa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo