Sporting alerta: o plano para segurar Trincão

Aos nove golos que tem já esta temporada pelo Sporting, Francisco Trincão juntou mais dois esta época, agora pela Seleção Nacional. Se já havia tubarões a ver se o apanhavam, sobretudo em Inglaterra, onde os rivais de Manchester estão muito atentos, agora ainda mais despertos estão para um avançado que aos 25 anos começa a mostrar todo o potencial que lhe vaticinaram logo em tenra idade. Em Espanha e na Alemanha, sabe A BOLA, também estão de olho do camisola 17 dos leões, que querem segurá-lo a todo o custo e para isso têm um plano para lhe renovar o contrato.
É o homem de quem se fala. Porque é o leão com mais minutos esta temporada — 3721 pelo emblema de Alvalade, menos um jogo do que Geovany Quenda mas mais 509 minutos do que os 3212 do extremo de 17 anos —, é o terceiro melhor marcador da equipa, com nove golos — Conrad Harder tem 10 e Gyokeres 40 (!) —, um avançado que desde a época passada está em grande, ajudou o Sporting a ganhar o título nacional e esta a ser fundamental na corrida ao bicampeonato. Faltava brilhar na seleção. Já brilhou.
Foi aos 81’, com o resultado em 2-2 e por isso insuficiente para Portugal seguir para a final four da Liga das Nações, que Roberto Martínez lançou Trincão em jogo com a Dinamarca. Cinco minutos depois, o leão a jogar em Alvalade, marcou, mandou o jogo para prolongamento e voltou a marcar aos 91’, metendo a Seleção Nacional em vantagem na eliminatória. Ainda foi fundamental no 5-2, numa jogada com Diogo Jota finalizada por Gonçalo Ramos.
Alvalade via-o fazer o que bem sabe fazer naquele palco, fora de Alvalade viram-no justificar a razão porque muitos clubes o seguem de perto. Em Inglaterra viram e por isso logo a imprensa local apontou esta segunda-feira o interesse do Manchester United. Mas também do Arsenal e do Newcastle. Não falaram do City mas sabe A BOLA que o mercado pode reservar para o verão um dérbi entre os rivais de Manchester.
Ambos têm-no em muito boa conta. Basta recuar até 2022, quando chegou ao Sporting ainda na condição de emprestado pelo Barcelona, para se fazer um exercício e perceber que os dois principais responsáveis pela sua contratação e explosão em Alvalade, Ruben Amorim e Hugo Viana, estão agora naquela cidade de Inglaterra, o treinador no United e o diretor desportivo no City…
Francisco Trincão saiu do SC Braga para o Barça na temporada 2020/2021, a troco de 31 milhões de euros. Fez 42 jogos pelos catalães (três golos e duas assistências), depois na época seguinte foram 30 partidas ao serviço do Wolverhampton (três golos e uma assistência) na qualidade de cedido pelo Barça. Não mais voltou à Catalunha mas em Espanha continuam a segui-lo. E depois da estreia a marcar pela Seleção as atenções do país vizinho voltam a incidir sobre ele. Como na Alemanha, onde, sabemos, há também clubes muito interessados.
A estratégia leonina
Atento está também o Sporting. Há muito tempo. Daí que depois de ter recebido o avançado por empréstimo do Barcelona com taxa de €3 M, logo se apressou a agarrá-lo de forma definitiva uma vez acionada compra de €7 M. O Barça, no entanto, reservou-se ao direito de receber 50 por cento de futura venda.
Esse é também um dos motivos por que os leões não admitem vender o passe do camisola 17. Naturalmente querem segurá-lo num verão que se adivinha movimentado em Alvalade e que deve levar a estrela maior da companhia, Gyokeres, por valor não inferior a 70 milhões. Mas também sabem que para receber uma quantia considerada justa por Trincão, não inferior a 40 milhões, só mesmo pelos 80 da cláusula de rescisão…
Trincão termina contrato em junho de 2027. Já só falta pouco mais de dois anos. Daí os verdes e brancos terem já iniciado sondagens junto do jogador para a renovação do vínculo. E com o avançado a destacar-se agora também na Seleção, o processo vai acelerar e com os leões empenhados em dar-lhe estatuto.
O principal, nestas circunstâncias, será sempre a condição financeira. Trincão está já num patamar elevado na hierarquia de vencimentos e por isso essa questão será trabalhada, sem a administração incorrer numa condicionante de ter um jogador muito acima de outras figuras do plantel… Por outro lado, tem prometida a camisola 10, agora livre depois do empréstimo de Edwards ao Burnley. Mas sobretudo tem braçadeira de capitão para ele reservada. Primeiro com a entrada na hierarquia, depois e na perspetiva de uma saída futura de Hjulmand, como o líder natural. Ou seja, há um plano para agarrar Trincão e a SAD está disposta a fazer tudo para segurar o homem de quem se fala.
Quando no verão de 2022 o Sporting recebeu Trincão por empréstimo, ficou a saber-se que os verdes e brancos pagaram taxa de 3 milhões de euros e poderiam recebê-lo definitivamente por mais 7 milhões. Essa cláusula tornou-se obrigatória mediante o desempenho desportivo do camisola 17, foi acionada em 2023, com os blaugrana a ficarem com direito a 50 por cento em futura venda. Mas conforme foi comunicado na altura de os leões receberem o jogador, os catalães reservaram ainda cláusula de recompra de valor entre 20 e 25 milhões de euros. O diário espanhol Marca recordou esta segunda-feira essa possibilidade…