Sporting: Arsenal disponível para voltar a subir a parada por Gyokeres

Para levar Gyokeres do Sporting, o Arsenal tem de voltar a subir a parada e de Inglaterra chegam ecos de que os gunners estarão disponíveis para se aproximarem da fasquia elevada pela administração dos verdes e brancos. O goleador leonino é o maior desejo do treinador Mikel Arteta, que pretende tê-lo o mais rápido possível nesta pré-temporada.
Domingo foi um dia de muita agitação em Lisboa, com a presença do diretor desportivo do Arsenal, Andrea Berta, e de um dos agentes do goleador, Kenan Mert, para tentar concluir uma operação com o Sporting que ficou… adiada.
Os 65 milhões de euros mais 15 milhões por objetivos que os londrinos ofereceram pelo avançado não chegaram para a administração dos verdes e brancos aceitarem a transferência. O Sporting quer 80 milhões de euros, atingíveis, mas não através da fórmula 65+15, antes a conta 70+10. Ou seja, Viktor Gyokeres ficou a 5 milhões de euros (fixos) de rumar ao Arsenal, que pondera voltar à carga até sexta-feira. E terá naturalmente de se aproximar do desejo sportinguista.
Ameaça falhar apresentação
Em Alvalade contam-se os dias até sexta-feira, data marcada para o regresso dos internacionais sub-21 que estiveram em ação no Campeonato da Europa da categoria, Geovany Quenda por Portugal e Conrad Harder pela Dinamarca. Para esse mesmo dia foram prolongadas as férias de Viktor Gyokeres, que no entanto continua a ameaçar não se apresentar para os trabalhos de pré-temporada em protesto por não se consumar a transferência — a vontade de mudança do avançado é tal que até abdicou de 2 milhões dos 8,3 limpos que os gunners lhe pagam por cada cinco dos anos de contrato que tem à espera. Os leões querem resolver o assunto até lá e aguardam o regresso do emblema da capital de Inglaterra para novas conversas.
Recorde-se que numa primeira abordagem, em junho, o Arsenal, sem fazer proposta formal, acenou com 55 milhões de euros para contratar Gyokeres. Ouviu um não, o mesmo que escutou agora com esta nova abordagem, mais palpável do que a anterior.
LIVE Mercado de transferências: saiba tudo o que está a acontecer
Recorde-se igualmente que existe cláusula no mandato do empresário Hasan Cetinkaya que obriga os verdes e brancos a indemnizá-lo com 10 por cento do valor de proposta recusada a partir dos 60 milhões de euros mais o valor do mecanismo de solidariedade. Mas se tal acontecer, o Sporting já avisou que passa a pedir o total da cláusula de rescisão do goleador para o deixar sair: 100 milhões de euros.
Gyokeres custou aos leões 20 milhões de euros no verão de 2023, mais 4 milhões por objetivos já concretizados. O contrato do camisola 9 com os leões é válido até junho de 2028.