Sporting conquista Campeonato Nacional e termina com jejum de 5 anos

No dia 1 de junho de 1980, o Sporting levantou o seu 19º troféu de campeão nacional depois de vencer a União de Leiria por 3-0, em Alvalade. Com os golos de Jordão (72’ e 88’) – um dos melhores marcadores em dérbis pelos leões – e do capitão Manuel Fernandes (27’), o conjunto verde e branco voltou a colocar as mãos num título depois de atravessar um período com algumas dificuldades.
Fase prometedora
O Sporting teve uma boa fase na liga, quando levava 9 vitórias consecutivas, entre as quais um triunfo fundamental por 1-0 sobre o Porto em Alvalade, com o golo de Rui Jordão aos 42′ . Ainda assim, o título foi sempre muito discutido com a equipa portista, que se manteve empatada com os leões até à 23ª jornada.
Na jornada 23 do Campeonato Nacional, os verde e brancos empataram a zero em Portimão e os dragões conseguiram então passar para a frente num duelo com o Vitória de Guimarães, que culminou num sonante 4-0. Desta forma, o clássico nas Antas, da segunda volta, podia ser decisivo, mas a realidade é que as equipas continuaram separadas por um ponto.
Nesse encontro, o Sporting fez uma grande exibição de grande nível. Os golos da partida aconteceram todos já na segunda parte. Carlos Freire abriu o marcador aos 49′ e Romeu empatou para a equipa portista aos 75 minutos.
O Porto foi à Póvoa e, de forma surpreendente, escorregou. Assim, o Sporting voltou a assumir a liderança do campeonato e os dragões já não dependiam só de si para serem campeões. O título foi festejado pelos leões na última jornada, quando venceram a União de Leiria por 3-0.
Na última partida a contar para o Campeonato Nacional, os grandes protagonistas foram Manuel Marques, com um golo a abrir o marcador (27’) e Jordão, que fez um bis (72’ e 88’) e matou o jogo. Com estes dois remates certeiros, o avançado chegou aos 31 na temporada e conquistou a Bola de Prata.
Contra tudo e contra todos
No meio de uma crise diretiva de alguns anos, com variadíssimos problemas em arbitragens questionáveis e conflitos com o eterno rival, o Sporting conquistou, na raça, o 19º título de campeão nacional, um dos troféus mais difíceis da história do Clube de Alvalade.