Sporting: Hjulmand e Debast ‘metem’ a quinta

Morten Hjulmand está de regresso às opções de Rui Borges após ter cumprido castigo devido à acumulação de cartões amarelos na partida de sábado diante do Estrela da Amadora (3-0) e com o regresso do capitão à disponibilidade este prepara-se para, no encontro de quinta-feira com o Rio Ave, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal, voltar ao seu lugar no meio-campo, ao lado do belga Zeno Debast.
Face à ausência por lesão de Morita e João Simões, não restarão muitas alternativas ao treinador Rui Borges que, desta forma, construirá pela quinta vez esta temporada uma dupla no centro do meio-campo com o dinamarquês e o número 6, que foi contratado para central mas tem vivido uma adaptação bem sucedida ao setor intermediário.
Curiosamente, a primeira vez que os dois jogadores formaram o eixo central do meio-campo foi num jogo com o Rio Ave, a 18 de janeiro, na ronda 18 da Liga, com vitória expressiva, por 3-0, do clube de Alvalade, com a curiosidade de Morten Hjulmand ter apontado o segundo golo da equipa, na conversão duma grande penalidade (22′). Por essa altura, Rui Borges ainda utilizava o 4x4x2 que transportou do seu anterior clube, o V. Guimarães.
Os dois encontros seguintes em que esta dupla esteve em campo de início foram na UEFA Champions League, diante de Leipzig e Bolonha, num esquema de 4x2x3x1. No primeiro encontro, os leões saíram derrotados da Alemanha (1-2) e no segundo empataram com os italianos (1-1), num resultado que lhes valeu o apuramento para o play-off da prova milionária.
O último encontro em que ambos estiveram em simultâneo no meio-campo foi diante do Casa Pia, na jornada 25 e com um desfecho positivo para os leões, fruto do triunfo por 3-1. Nesta partida, Hjulmand esteve em destaque, não marcou mas fez um passe para Gyokeres do qual resultou o segundo golo dos leões. Neste encontro Rui Borges recorreu ao 3x4x3 recuperado dos tempos de Ruben Amorim e João Pereira, no qual a equipa, claramente, se sente mais confortável.
Portanto, em provas internas, com Hjulmand e Debast juntos do meio-campo, duas vitórias para equipa de Rui Borges, num registo que pretenderá manter na quinta-feira e de preferência, na ótica leonina, com um resultado confortável, que lhe permita ganhar margem para o encontro da segunda mão das meias-finais, agendado para 22 deste mês mas que não será em Vila do Conde mas em Paços de Ferreira devido aos estragos causados pela depressão Martinho no Estádio dos Arcos.