Sporting

Sporting: Hjulmand e Debast ‘metem’ a quinta

Morten Hjulmand está de regresso às opções de Rui Borges após ter cumprido castigo devido à acumulação de cartões amarelos na partida de sábado diante do Estrela da Amadora (3-0) e com o regresso do capitão à disponibilidade este prepara-se para, no encontro de quinta-feira com o Rio Ave, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal, voltar ao seu lugar no meio-campo, ao lado do belga Zeno Debast.

Face à ausência por lesão de Morita e João Simões, não restarão muitas alternativas ao treinador Rui Borges que, desta forma, construirá pela quinta vez esta temporada uma dupla no centro do meio-campo com o dinamarquês e o número 6, que foi contratado para central mas tem vivido uma adaptação bem sucedida ao setor intermediário.

Curiosamente, a primeira vez que os dois jogadores formaram o eixo central do meio-campo foi num jogo com o Rio Ave, a 18 de janeiro, na ronda 18 da Liga, com vitória expressiva, por 3-0, do clube de Alvalade, com a curiosidade de Morten Hjulmand ter apontado o segundo golo da equipa, na conversão duma grande penalidade (22′). Por essa altura, Rui Borges ainda utilizava o 4x4x2 que transportou do seu anterior clube, o V. Guimarães.

Os dois encontros seguintes em que esta dupla esteve em campo de início foram na UEFA Champions League, diante de Leipzig e Bolonha, num esquema de 4x2x3x1. No primeiro encontro, os leões saíram derrotados da Alemanha (1-2) e no segundo empataram com os italianos (1-1), num resultado que lhes valeu o apuramento para o play-off da prova milionária.

O último encontro em que ambos estiveram em simultâneo no meio-campo foi diante do Casa Pia, na jornada 25 e com um desfecho positivo para os leões, fruto do triunfo por 3-1. Nesta partida, Hjulmand esteve em destaque, não marcou mas fez um passe para Gyokeres do qual resultou o segundo golo dos leões. Neste encontro Rui Borges recorreu ao 3x4x3 recuperado dos tempos de Ruben Amorim e João Pereira, no qual a equipa, claramente, se sente mais confortável.

Portanto, em provas internas, com Hjulmand e Debast juntos do meio-campo, duas vitórias para equipa de Rui Borges, num registo que pretenderá manter na quinta-feira e de preferência, na ótica leonina, com um resultado confortável, que lhe permita ganhar margem para o encontro da segunda mão das meias-finais, agendado para 22 deste mês mas que não será em Vila do Conde mas em Paços de Ferreira devido aos estragos causados pela depressão Martinho no Estádio dos Arcos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo