Sporting já avisou Gyokeres de que sábado é a derradeira oportunidade

Afinal o dia G será amanhã, sábado, e não esta sexta-feira, como inicialmente estaria previsto. Depois de autorizar o goleador sueco a apresentar-se no final desta semana, quando até era esperado na passada segunda-feira em Alcochete, a direção leonina decidiu dar mais um dia a Gyokeres para se apresentar, de uma vez por todas, na Academia Cristiano Ronaldo, mas o avançado sueco vai manter-se firme na sua posição de protesto e não irá comparecer, avança o jornalista Ben Jacobs.
Gyokeres foi avisado, já durante esta manhã, que tem de se apresentar obrigatoriamente amanhã nos trabalhos de pré-temporada do Sporting, que irá partir para estágio para Lagos, no Algarve. No entanto, o jogador de 27 anos continua a recusar a ideia de integrar a pré-época dos leões e vai avançar para uma greve para forçar a sua transferência para o Arsenal.
Por seu lado, a direção do Sporting ainda não considera que Gyokeres esteja em incumprimento e apenas avançará com uma ação mais musculada amanhã, sábado, caso se confirme mesmo a ausência do goleador de serviço das últimas duas épocas.
A estrutura liderada por Frederico Varandas deverá aplicar uma multa a Gyokeres por não se apresentar e no horizonte também já começa a surgir um cenário de… rescisão de contrato. Tudo isto por conta da vontade de Gyokeres em assinar pelo Arsenal.
O alerta foi dado por Lúcio Correia, professor de Direito do Desporto, em declarações prestadas esta sexta-feira à Rádio Renascença.
“Houve já outros casos em que a cessação [de contrato] foi considerada ilícita, mas que – apesar disso – puderam celebrar novo contrato de trabalho e começar logo a jogar por outros clubes, é o que acontecerá neste caso. Veem premiada uma cessação ilícita e só mais tarde se apurará o valor da indemnização”, começou por dizer.
“O risco é que o apuramento dos danos pode dar um valor até ser superior ao valor da cláusula [100 milhões de euros]. O valor pode, no entanto, ser atenuado com as alegadas promessas de saída feitas por um valor abaixo da clausula de rescisão”, explicou Lúcio Correia.
Recorde-se que o Arsenal tem negociado com o Sporting a transferência de Viktor Gyokeres, mas tarda em conseguir chegar a um acordo com os leões, sendo que por esta altura as partes estão separadas por ‘apenas’ cinco milhões de euros. Resta, agora, saber se a greve de Gyokeres – que arrancará, de forma oficial, amanhã – terá o efeito desejado pelo sueco ou se irá fazer cair as negociações.
Rui Borges com dois reforços garantidos
Ao contrário de Gyokeres, o regresso de jovens internacionais Geovany Quenda (Portugal) e Conrad Harder (Dinamarca) está garantido para sábado, depois de ambos terem estado no Campeonato da Europa de sub-21, ao serviço das respetivas seleções.
Quenda e Harder serão os integrados de imediato nos trabalhos do Sporting e vão seguir para o estágio no Algarve.