Sporting

Sporting nasceu a 1 de julho de 1906, sob o signo do leão

No dia 1 de julho de 1906 nasceu oficialmente o Sporting. O Clube idealizado por José Alvalade – que foi eleito Presidente em 1910 – tornou-se na grande paixão dos mais de 3 milhões de adeptos espalhados pelo mundo. Os verdes e brancos não só têm um palmarés invejável, como têm uma história marcada pela vontade de vencer.

Como nasceu o Sporting

Para contar a história do Sporting, tem de se recuar no tempo. Em 1904, existia o Sport Club de Belas, que dois anos depois passou a ter o nome Campo Grande de Football Clube, numa Assembleia Geral que ficou marcada pela histórica frase de José Alvalade: “Vou ter com o meu avô e ele dar-me-á dinheiro para fazer outro clube”.

No Campo Grande de Football Clube jogava-se futebol, mas também se dançava e conversava, o que não bastava para jovens como José Alvalade, que queriam vencer, competir e conquistar títulos. Assim, Visconde de Alvalade, avô do jovem inconformado, apoiou o neto, oferecendo-lhe dinheiro e terreno.

Os fundadores

Desta forma, ficam registados outros nomes, que impulsionados pelo histórico José Alvalade, fundaram o Sporting: José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman (visconde de Alvalade), Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlet, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho.

Apesar da data oficial de fundação do Sporting ser 1 de julho de 1906, o processo começou muito antes. As ideias, os encontros e os debates começaram no final de 1905. Mas foi nesse dia que tudo ficou decidido, com estatutos aprovados e uma identidade clara. José Alvalade deixou mais uma mensagem marcante: “Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande quanto os maiores da Europa”.

O Visconde de Alvalade, que tutelou a criação do Clube e até disponibilizou os terrenos para os campos de jogos na sua quinta, tornou-se também no primeiro Presidente do Sporting, a 8 de maio de 1906. Nesta data, reuniu-se a Assembleia Geral para eleger a primeira direção. De acordo com as normas que ficaram estabelecidas na altura pelos 10 fundadores, a quota mensal a ter um custo de 500 reis e uma joia de 2000 reis.

Um legado invejável

O Clube representado pelo leão, o símbolo escolhido pelos fundadores por revelar coragem e realeza, desde então já conta com mais de 300 núcleos, filiais e delegações espalhados pelos cinco continentes, para além dos mais de 17.500 títulos olímpicos, mundiais, europeus, nacionais e regionais. Os verdes e brancos venceram ainda, o primeiro dérbi da história frente, que foi disputado no dia 1 de dezembro de 1907 e culminou num 2-1. O Sporting registou, em 2025, 179.208 associados, o maior número de sempre na história leonina, que não parece terminar por aqui.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo