Sporting

Sporting: providência cautelar ‘liberta’ Debast e Quenda para a Supertaça

Zeno Debast e Geovany Quenda estão à disposição de Rui Borges, treinador do Sporting, para a final da Supertaça.

A BOLA sabe que a providência cautelar interposta pela SAD leonina foi aceite pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), pelo que o castigo fica assim suspenso, e os dois jogadores estão aptos a defrontar o Benfica no próximo dia 31 de julho, no Estádio Algarve.

De recordar que o defesa belga e o extremo português foram punidos com um jogo de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após queixa apresentada precisamente pelo Benfica. No caso de Geovany Quenda o castigo foi justificado com uma camisola apresentada na comemoração do título do Sporting, que remetia para uma frase proferida por Ricardo Esgaio, também jogador do Sporting, para Nico Otamendi, capitão do Benfica, no dérbi disputado na penúltima jornada da Liga 2024/25. Debast foi castigado por ter tirado a fotografia e partilhado a referida imagem.

O Conselho de Disciplina enquadrou esta situação no artigo que prevê «injúrias e ofensas à reputação», incluindo «expressões dirigidas contra outros jogadores».

A SAD do Sporting recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), com providência cautelar, de forma a suspender o castigo. Esse pedido foi aceite, pelo que a decisão fica sem efeito até que esta instância tenha uma avaliação final do processo.

Quenda foi ainda punido com um segundo jogo de castigo, uma vez que voltou a usar a mesma camisola nas comemorações da conquista da Taça de Portugal, em final disputada com o Benfica.

Por aferir está ainda a situação de Matheus Reis. O defesa brasileiro foi punido com cinco jogos de castigo: quatro pela pisadela na cabeça de Andrea Belotti, no Jamor, e outro pela expressão «aqui nós pisa cabeça», ouvida num vídeo partilhado pelo próprio Sporting nas redes sociais. Neste caso, contudo, o Tribunal Arbitral de Desporto ainda não tomou decisão sobre a providência cautelar interposta pela SAD leonina no processo de recurso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo