Sporting: Rui Borges justifica-se a Harder e admite que errou

Quem ouviu atentamente as palavras de Rui Borges após perder a liderança da Liga, com o empate caseiro frente ao Sporting de Braga, percebeu a incongruência das palavras do treinador do Sporting. Primeiro disse que não tinha colocado Harder mais cedo em campo porque o jogo estava controlado. Depois disse que precisava de controlo de jogo e que o dinamarquês não dava isso à equipa. Por fim, ficou incomodado quando questionado sobre a entrada tardia (90 minutos!) de Harder e saiu-se com um «não tenho de justificar o porquê de nada. São opções.»
O treinador leonino não se calou e continuou: « Se fosse mauzinho podia voltar atrás, nos últimos jogos que Harder entrou e deu pouco ou nada à equipa. Não segurou bolas, muito trapalhão, quis entrar muitas vezes no 1×1, porque ele não joga naquela posição. Acreditamos muito nele, acreditamos que a energia dele é boa, mas especificamente hoje, naquele momento em que o jogo estava equilibrado e que o SC Braga não criava perigo, nós precisávamos de gente para segurar o jogo, ficar com bola e pausar o jogo.»
Rui Borges disse que estava preparado para as críticas, e que por isso quis ser treinador, mas a verdade é que no dia seguinte a estas declarações o treinador admitiu que errou e fez questão de se justificar a Harder, sabe A BOLA.
Fonte próxima do treinador falou com a A BOLA sobre o diálogo que este fez questão de ter com Harder, justificando-se ao avançado de que passou a mensagem errada, admitindo que esteve mal na sala de imprensa de Alvalade. Rui Borges falou com o internacional dinamarquês esta terça-feira, reconhecendo-lhe que as palavras foram erradas e que o comportamento que teve foi reflexo na inexperiência que também ele tem como treinador em momentos como o que viveu em Alvalade: perdeu a liderança da Liga, em casa.
Rui Borges reconhece que não esteve bem na forma como analisou o empate, nem lidou bem com a pressão consequente da perda de pontos, pedindo desculpas e admitindo que, também ele, ainda tem coisas a aprender no que a comunicar diz respeito. O treinador acredita que este episódio não vai deixar mossa e reforçou a confiança no jovem avançado que fez 20 anos precisamente no dia do jogo com o SC Braga, mesmo que nos últimos seis jogos da Liga só o tenha utilizado durante 33 minutos.
O treinador dos leões quis passar a Harder, e ao restante plantel, que confia nas qualidades do grupo que lidera para dar a volta à situação em que a equipa se encontra, até porque o regresso à liderança está apenas dependente do Sporting e não de terceiros.
Rui Borges quis passar um discurso forte e aglutinador, tentando criar um espírito de unidade para os desafios que faltam, pedindo aos jogadores uma resposta forte já no próximo jogo com o Santa Clara. A BOLA sabe ainda que para o técnico é fundamental esquecer o que de mau se passou em Alvalade pois acredita que tudo será ultrapassado e que em breve a equipa vai regressar à liderança da Liga.