
Nas primeiras de declarações com a listada verde e branca, Luis Suárez está com vontade de «devorar o mundo» de leão ao peito e não poderia estar mais contente com este novo passo no seu percurso futebolístico. «Atingi o ponto mais alto da minha carreira. Estou com muita vontade de dar uma resposta positiva aos dirigentes que confiaram em mim e aos adeptos que me receberam tão bem. Quero demonstrar que tenho aquilo de que é preciso para estar aqui», começou por dizer aos meios de comunicação leoninos o avançado de 27 anos, que custou €22M mais €5M por objetivos, assinando contrato até 2030.
Sem o número 9 que utilizava no Almería disponível por já ter sido tomado por Harder depois de nas duas últimas temporadas ter sido de Gyokeres, Suárez explicou que escolheu o 97 em homenagem ao seu ano de nascimento. «Gosto de assinalar novos começos, capítulos diferentes da minha carreira. Antes utilizava o 9, mas agora no Sporting quero elevar o 97 ao mais alto nível», explicou.
Suárez tem agora o Sporting no coração mas antes já o tinha no corpo, por força duma tatuagem que tem no braço esquerdo. «Identifico-me com o animal pela sua personalidade e carácter, pela garra com que protege a sua manada. Quando recebi a proposta do Sporting nem hesitei porque parecia tudo conectado», contou, entusiasmado, lembrando ainda que «toda a gente conhece a dimensão do clube» verde e branco. «É uma grande equipa não apenas de Portugal, mas também a nível europeu e mundial, e que nos últimos anos tem crescido ainda mais. Isso torna o Sporting atrativo não apenas para os jogadores, mas também para os adeptos de todo o mundo», juntou durante a apresentação que decorreu no centro de Lisboa, no Jardim da Estrela. Aliás, a adaptação à capital portuguesa está a correr bem, ele que chegou na sexta-feira. «Tanto os adeptos como o clube e os meus colegas estão a tornar estes primeiros dias incríveis. A minha família e eu estamos muito felizes de estar aqui e espero que isso se transmita dentro do terreno de jogo», afirmou, sublinhando que a confiança de Rui Borges e a recepção do plantel são fundamentais nesse processo: «O mister passou-me máxima confiança e tranquilidade no primeiro contacto, e reforçou que o mais importante é adaptar-me pouco a pouco. E para os meus colegas também só tenho elogios: fizeram-me sentir parte do grupo desde o primeiro momento. Isso é muito importante para mim e estou muito grato a todos elPronto para a Supertaça
O colombiano já tem a mira apontada à Supertaça Cândido de Oliveira, competição que marca o arranque oficial da época, na quinta-feira, em encontro entre os leões e o Benfica. E diz-se pronto. «Tenho trabalhado para estar à disposição do treinador. Seria muito bonito jogar e somar minutos, mas mesmo se não jogar o mais importante é que o Sporting vença sempre», sublinhou, não fugindo às expectativas que sabe carregar consigo. «Quero triunfar por cá, fazer as coisas bem e sobretudo conseguir os objetivos do clube, que é o mais importante. Quero ajudar a equipa marcando golos, porque foi para isso que me contrataram, e fazer assistências, ganhar jogos, ganhar títulos. É o que me falta na carreira: ganhar troféus importantes. Acredito que no Sporting podemos conseguir ganhar muita coisa e isso, para mim, seria o que de mais bonito podia acontecer».
Suárez já tem algumas referências leoninas, nomeadamente dois compatriotas «Quero deixar a minha marca, essa marca colombiana que já marcou os sportinguistas no passado. Na minha posição, sei que o Téo [Gutierrez] e o Fredy [Montero] são muito acarinhados por cá e eu também quero fazer história».
Definindo-se como «um avançado forte, ágil, sempre de olhos postos na baliza e no golo, que dá tudo para ajudar os companheiros não apenas no ataque, mas também em trabalho defensivo sempre que necessário», o reforço leonino não nega a ambição de voltar a representar o seu país. «O Sporting é um clube de nível mundial e acredito que posso ajudar muito a equipa, o que pode abrir novamente as portas da selecção colombiana», apontou.
A fechar, uma mensagem para os adeptos do clube de Alvalade: «Acredito que a vosso lado, com o vosso apoio, temos uma grande equipa que pode conquistar todos os seus objetivos.»