Sporting

Sporting triunfa na Europa e escreve dia histórico para o desporto português

No dia 29 de maio de 2010, o andebol do Sporting fez história. Na segunda mão da final da Taça Challenge, os leões receberam o MMTS Kwidzyn e triunfaram por 27-26, tornando-se na primeira equipa portuguesa da modalidade a conquistar uma competição europeia, no caso, a terceira mais importante da hierarquia.

Sporting entrou com tudo de olho na Taça Challenge

Após um triunfo bastante suado, por 27-25 na primeira mão da grande final, e perante um Pavilhão Municipal do Casal Vistoso completamente cheio, os leões entraram com tudo e, aos 10 minutos, já lideravam por 5-3. Bem perto dos 20’, a vantagem do Sporting era de cinco golos (10-5).

No final dos primeiros 30 minutos, a turma de Paulo Faria vencia por 16-9 e tudo parecia encaminhado para um triunfo tranquilo. Contudo, a segunda parte haveria de ser bastante complicada para o Sporting, que viu o emblema polaco aproximar-se de forma bastante perigosa dos verdes e brancos.

Segunda parte de sofrimento não evitou triunfo do Sporting

Apesar de o Clube de Alvalade ter estado sempre na frente da contenda, o MMTS Kwidzyn chegou a conseguir reduzir a desvantagem para apenas um golo. Todavia, um livre de 7 metros de Bruno Moreira sentenciou o resultado e ditou um histórico triunfo do andebol do Sporting na Taça Challenge.

No capítulo individual, o destaque foi para Vladimir Petric, que marcou seis golos. João Gustavo Pinto, Pedro Solha e Fábio Magalhães, com cinco finalizações certeiras cada um, foram outros dos leões em destaque. Nota, ainda, para a tremenda exibição de Humberto Gomes, que fechou a baliza verde e branca. Na ficha de jogo, constavam ainda Ricardo Correia, Pedro Seabra (1), Ricardo Dias, Pedro Portela, Carlos Galambas, Mitja Lesjak (2), Bruno Moreira (1), Hugo Rocha e Bosko Bjelanovic (3).

Paulo Faria sobre vitória do Sporting: “Foi fantástico”

No final do encontro, Paulo Faria, técnico do andebol do Sporting, não escondeu a felicidade: “Foi fantástico, ninguém se recorda, certamente, em Lisboa, de ver uma festa destas no andebol e estamos extremamente felizes. Fizemos as contas dos dois golos e depois com a superioridade de golos fora davam mais um. Tivemos um período em que jogámos muito mal e percebeu-se perfeitamente que era a ansiedade, mas o Humberto (Gomes) ajudou, conseguimos marcar mais um golo e fazer esta festa fantástica”.

Uns anos mais tarde, na temporada 2016/17, o andebol do Sporting voltaria a fazer história nesta mesma competição, triunfando na Taça Challenge pela segunda vez na história. Aos dias de hoje, os leões continuam em grande e logo no mais alto patamar da modalidade, na Liga dos Campeões, onde alcançaram os quartos-de-final na presente época.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo