
Depois da saída sem honra nem glória de Rui Patrício do Sporting em 2018, há um novo Rui, rei das balizas em Alvalade. Ele é o internacional português Rui Silva.
Natural da Maia, onde fez praticamente toda a sua formação, viajou para a ilha da Madeira onde completou a sua formação nos juniores do Nacional da Madeira em 2012/2013.
Quando chegou à equipa principal, foi com naturalidade que o então treinador do clube, o experiente Manuel Machado não demorou muito tempo a ver a sua qualidade e apesar da concorrência forte, a partir da segunda época de sénior, Rui Silva agarrou definitivamente o lugar na baliza nacionalista.
De 2015 a 2017, o guardião foi dono e senhor das redes do Nacional, o que despertou a cobiça de emblemas estrangeiros e acabou por se transferir para a La Liga para representar o Granada por um milhão de euros. Depois de uma época de adaptação onde fez apenas cinco jogos, mais uma vez a partir da segunda época em 2018/19 e nas três épocas seguintes ninguém contestou a titularidade de Rui Silva onde fez 128 jogos em quatro épocas no emblema andaluz.
Na sua ascensão, nomeadamente em Espanha, depois da excelente performance em Granada o guarda-redes luso subiu mais uns degraus no campeonato espanhol, continuando na Andaluzia tendo sido recrutado pelo Bétis de Sevilha, uma equipa com outras ambições no país vizinho e que poderia elevar o guardião a outros patamares.