Urgente! Nuno Loureiro, de 47 anos, em destaque nas notícias – Paulo Rangel reage de imediato ao acontecimento

O caso foi confirmado por Paulo Rangel, membro do PSD e ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, ao Parlamento durante a tarde desta terça-feira.
O prestigiado físico Nuno Loureiro, de 47 anos, natural de Viseu, foi o primeiro português a ser distinguido com o prémio da Sociedade Norte-Americana de Física.
Tudo aconteceu durante esta terça-feira, dia 16 de dezembro, quando o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi surpreendido enquanto se encontrava em Boston, nos EUA. Nuno Loureiro dirigia o Centro de Ciência do Plasma e Fusão do MIT desde maio de 2024. O prestigiado físico português é antigo aluno do Instituto Superior Técnico (IST), e a investigação de Nuno Loureiro focava-se em física teórica e nas suas aplicações na fusão.
Segundo a página do MIT na internet, Nuno Loureiro tinha “um interesse ativo em vários aspetos fundamentais da dinâmica do plasma magnetizado, tais como reconexão magnética, geração e amplificação de campos magnéticos, confinamento e transporte em plasmas de fusão e turbulência em plasmas fortemente magnetizados e fracamente colisionais”.








