
Tudo apontava para que Ricardo Esgaio estivesse firme no plantel do Sporting em 2025/26, mas as mais recentes movimentações de mercado dos leões — com as contratações de Vagiannidis para a direita e Ricardo Mangas para a esquerda —, fazem com que o futuro do mais velho jogador do plantel sportinguista ainda não esteja completamente clarificado, estando em aberto a possibilidade de sair nesta janela de verão.
De facto, segundo A BOLA apurou, o número 47, de 32 anos, tem em cima da mesa a hipótese de rumar aos brasileiros do Corinthians, que está na busca por um lateral direito, sendo que o nazareno também apresenta a variabilidade de poder jogar na ala contrária. Aliás, a possibilidade de Esgaio rumar ao Brasil esteve em cima da mesa em janeiro, na altura para o RB Bragantino, mas acabou por não se concretizar, voltando agora a ser tema.
Ricardo Esgaio está a apenas um ano de finalizar contrato com o clube de Alvalade, pelo que a verba requerida pela SAD nunca será muito avultada. Porém, este, para já, é apenas um cenário, ainda não existindo grandes avanços sobre esta matéria. Resta saber qual a recetividade do jogador para, numa fase já adiantada da carreira, mudar completamente de vida e para um país que não traz propriamente conforto em termos de segurança, ele que nunca viveu qualquer experiência fora de Portugal, pois além de Sporting representou a Académica, por empréstimo dos leões, e o SC Braga, clube ao qual rumou no início da temporada de 2017/18 incluído no negócio da transferência do argentino Rodrigo Battaglia para os verde e brancos.
As boas temporadas protagonizadas na Cidade dos Arcebispos fizeram com que Ruben Amorim, com quem trabalhou nos arsenalistas em janeiro de 2020, indicasse a sua contratação ao então diretor desportivo Hugo Viana e ao presidente Frederico Varandas, com o Sporting, no início da temporada 2021/22 a pagar €5,5 M pelo seu passe, quantia que de momento se afigura como dificílima de reaver.
Ricardo Esgaio está longe de ter números muito sedutores na temporada transata, pois no conjunto de todas as competições esteve apenas em 18 jogos, mas tem um papel importantíssimo em termos de equilíbrio do balneário, razão pela qual a estrutura do futebol leonino, em consonância com o treinador Rui Borges, vai sopesar muito bem todos os itens até tomar uma decisão final. Além disso, conhece todos os cantos da casa leonina, pois, mesmo com o já citado interregno, já são 17 épocas de ligação ao Sporting.