Exclusivo leonino – Carlos Xavier exalta Aurélio Pereira como pai no Sporting

Carlos Xavier, antigo jogador do Sporting, prestou uma sentida homenagem a Aurélio Pereira, que deixou um vazio no universo leonino. Em entrevista exclusiva, recordou a importância do olheiro que descobriu Cristiano Ronaldo e tantos outros talentos da formação, revelando a sua influência, o lado humano e até histórias com muito humor que marcaram uma geração de jogadores.
“Quando cheguei ao Sporting, tive o prazer de trabalhar com o César Nascimento e com o Aurélio Pereira na altura, que era uma pessoa impecável, com um coração muito grande, sempre pronta a ajudar. Quem estava mais em baixo, ele ia sempre ter com essa pessoa. Contava histórias, contava anedotas. Foi um pai para quase todos os que lá passaram na Academia. Tinha uma importância tremenda na evolução e na aquisição de novos valores e de novos talentos, entre eles o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. Ele era o melhor do mundo também, porque tinha um ‘olhómetro’. Os clubes todos do mundo que têm academias, conhecem-no de certeza absoluta”, disse, emocionado.
“Tinha um sentido de humor fantástico”
Para Carlos Xavier, Aurélio Pereira não era apenas um olheiro. Era um verdadeiro contador de histórias, com uma capacidade única de fazer rir quem o rodeava. “As histórias que tenho eram coisas que ele contava, muitas vezes inventava só para pôr a malta a rir. Eram sempre histórias hilariantes. Tinha um sentido de humor fantástico”, recordou o sentido de humor apurado.
“Vai ter o nome gravado para toda a história do Sporting”
Sobre a importância da sua perda para o emblema verde e branco, o ex-capitão não tem dúvidas de que o Sporting fica mais pobre: “Em termos de formação, dinâmica e de evolução na academia, tudo se deve a Aurélio Pereira. O Sporting sabe disso perfeitamente e vai ter o nome gravado para toda a história no Clube”.
A equipa verde e branca já apresentou uma nota de condolência oficial, enaltecendo o seu papel ímpar na história do Clube. Nas redes sociais, milhares de adeptos fizeram questão de deixar mensagens de homenagem, partilhando memórias e agradecimentos ao homem que ficou conhecido como o “pai da formação” do Sporting. Olheiro de exceção, foi responsável por descobrir alguns dos maiores talentos do futebol nacional, com destaque para Cristiano Ronaldo, mas também Luís Figo, Paulo Futre, Nani, entre tantos outros. O seu legado é eterno e continuará para sempre na história do Sporting e na memória de todos os adeptos leoninos e amantes de futebol.